///

Por negociações travadas, COP 27 adia encerramento para sábado

O encerramento da COP 27, conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, que estava prevista para acontecer até hoje (18), acontecerá amanhã.

A informação foi anunciada hoje pela presidência do evento, que destacou que as negociações estão travadas no que diz respeito à formação de um mecanismo de compensação às perdas sofridas pelos países mais vulneráveis aos impactos climáticos.

Sameh Shukri, chanceler egípicio, disse que o compromisso é com o final do evento amanhã. “Continuo comprometido a levar esta conferência ao final amanhã, de maneira ordenada”, disse.

O IMPASSE

Discussões seguem até sábado. Foto: Reprodução.

A maior causa das discussões travadas é um tópico denominado “Perdas e Danos”, em que pequenas ilhas e países mais vulneráveis pedem compensação pelos danos causados pelo avanço do nível do mar em seus territórios, chuvas torrenciais e secas, desde 1992, quando se criou a convenção do clima. Isto porque estes países não emitem praticamente nada, mas sofrem muito com o problema.

Na quinta-feira, 17, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, disse concordar com a criação do bloco, entretanto alegou que somente “pequenos países vulneráveis” deveriam ser beneficiados e que países em desenvolvimento também deveriam ajudar.

John Kerry, enviado especial da Casa Branca para a COP 27, disse que os EUA bloqueariam qualquer decisão de um fundo para “Perdas e Danos”.