//

Por unanimidade, Dilma é eleita presidente do banco dos Brics

A ex-presidenta foi eleita por unanimidade e deve tomar posse no cargo no dia 29, durante a viagem de Lula à China.

A ex-presidente da República Dilma Rousseff foi eleita para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, nesta sexta-feira, 24. A votação foi feita por videoconferência com o conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores do NDB, mais os representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai).

A instituição financeira foi criada em 2014 pelos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Dilma deve tomar posse do cargo no dia 29, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Ela substituirá o diplomata e economista Marcos Troyjo, ex-integrante da equipe do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

A sede do banco fica num prédio em Xangai, onde Dilma passará a morar e a despachar no novo e moderno edifício construído para abrigar o NDB, inaugurado em 2021.

DIlma volta aos cargos públicos sete anos após ser afastada da presidência em 2014 — Foto: Reprodução

Indicada por Lula, Dilma era candidata única para o cargo, e deve ficar na posição até julho de 2025. Ao longo do mês, ela foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando.

A eleição marca o retorno da petista para os cargos públicos sete anos após ter sido afastada da Presidência da República através de um impeachment, em 2016.