A Prefeitura de Belém anunciou na última sexta-feira, 16, que o tradicional portal turístico do distrito de Mosqueiro e o Terminal de Passageiros do Maracajá, no centro da ilha, receberão novos projetos paisagístico ainda em 2023. O conjunto da reforma contempla ainda o trevo da rodovia PA-391, de acesso à ilha, a troca de placas, iluminação de led e pintura de sinalização e as obras devem iniciar ainda neste mês de junho.
De acordo com a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, todas as ações fazem parte do planejamento logístico da Admos e são frutos de parcerias buscadas junto aos órgãos municipais detentores das prerrogativas legais nas áreas afins, como iluminação pública, transporte e acessibilidade e paisagismo e arborização.
“Ninguém trabalha sozinho. A Admos precisa muito dessas parcerias, para garantir os serviços básicos e funcionais dentro de Mosqueiro”, disse Vanessa, que busca a conclusão dos projetos já para o veraneio de 2023.
O primeiro ponto da visita técnica realizada na última sexta-feira, 16, foi o terminal de passageiros no bairro do Maracajá, por ser um local é muito frequentado pelo público, já que este é o ponto de saída e chegada dos coletivos que fazem a linha Belém-Mosqueiro-São Brás.
A área e seu entorno receberão grama da espécie Esmeralda e arborizada com mudas de Oitizeiro, Pau Preto e Flamboyantzinho e Ixora Vermelha, em busca de mais conforto térmico para a população.
Além da arborização, o atual ponto de passageiros de três módulos será trocado por um novo abrigo padronizado, como afirma o coordenador de Projetos e Educação de Trânsito da Semob, Manoel Pinheiro. A área de 17 metros também será revitalizada com pintura e sinalização padronizadas.
“A Semob já está trabalhando em acordo com a legislação contemporânea e ficará por duas semanas na região do pórtico, orla e Paraíso”, informou o diretor. “Durante o período das férias também estaremos aqui com nosso projeto de educação do trânsito”, completou.
Na área adjacente ao terminal de passageiros do Maracajá ainda tem uma pequena feira coberta com vendas de produtos alimentícios, farmácia popular e lanchonete. A visita técnica da Semma e Semob foi acompanhada pelos diretores da Admos, João Albernaz, Benilda Paixão e Georgenor Kalife.