//

Porto da Terra Preta desaba em Manacapuru, no Amazonas; Número de vítimas é desconhecido

Foto: Vereador Sassá - Porto da Terra Preta desaba em Manacapuru, no Amazonas

Na tarde desta segunda-feira, 07, um deslizamento de terra abriu uma cratera na orla de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, e engoliu parte do Porto da Terra Preta.

A terra que sustentava uma parte do porto deslizou. O local estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros.

Informações preliminares afirmam que pessoas podem estar soterradas pela areia, pois apesar de estar em obra, havia pessoas transitando no porto. Conforme relatos, uma família inteira em um flutuante teria sido soterrada.

Imagens mostrando os destroços de flutuantes, canos, casas e carros no rio circulam nas redes sociais, bem como flutuantes que são casas e hotéis que ficam sobre as águas do rio e são usados, em geral, para moradia e lazer. Veja na íntegra:

DESLIZAMENTO DE TERRA Na tarde desta segunda-feira, 07, um deslizamento de terra causou o colapso de parte do Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas. 📸 O Portal do Marajó

[image or embed]

— Btmaisoficial (@btmais.bsky.social) October 7, 2024 at 7:49 PM

Governo do Amazonas

O governo do Amazonas informou que o Corpo de Bombeiros estão fazendo um mapeamento da área para resgatar possíveis vítimas, no entanto, uma pessoa morreu. Segundo o Portal G1, até às 17h11, não havia confirmação do número de feridos.

Ainda segundo informações do governo estadual, outra equipe de bombeiros está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.

Em nota ao Portal, a Prefeitura de Manacapuru lamentou o acidente ocorrido e informou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão trabalhando.

Também em nota ao Portal, a Marinha do Brasil informou que já deslocou meios da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Flotilha do Amazonas assim como um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais para prestarem apoio. A Marinha também disse que irá abrir um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

O que aconteceu – O desastre pode ser resultado de um fenômeno chamado como “terras caídas”, às margens do Rio Solimões. É o termo que a população descreve o processo de erosão fluvial, com escorregamentos, deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos.

Porto da Terra Preta

Administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Porto abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local conecta Manacapuru com outras localidades da região.

*Matéria realizada com informações do Portal G1 e Agência Brasil.