Servidores Tecnico-administrativos e docentes, que integram uma mobilização nacional das instituições federais de ensino, realizaram mais um ato grevista nesta quarta, 15, fechando os portões da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho e salário. Os Tecnicos iniciarm seguem em greve desde abril.
UFPA EM GREVE?
A paralisação reivindica cinco pontos centrais: Reajuste, Orçamento, Carreira, Aposentadoria e ‘Revogaço’. Além disso, o movimento grevista continua as negociações pelas demandas dos professores. Integrantes do Comando Nacional de Greve (CNG) estarão em vigília, em Brasília, e o Comando Local de Greve (CLG), em Belém e nos Campi da UFPA, e demais cidades do país, na perspectiva de que o governo federal dê uma resposta efetiva de reajuste para o ano de 2024 e avance nas demais pautas reivindicatórias, inclusive nas que não têm impactos financeiros.
Recentemente o Ministério da Edução anunciou 347 milhões para recomposição orçamentária de institutos e universidades federais, o que é uma vitória, porém precisamos lutar por muito mais. Mas, de acordo com os grevistas, é necessários valores maiores para o pleno funcionamento das instituições.
Sobre o ato grevista, o BT solicitou um posicionamento à UFPA e aguarda retorno.