Nesta terça-feira, 16, o ministro Alexandre de Moraes irá assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para comandar a corte eleitoral nas eleições de 2022.
Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski assume o cargo de vice-presidente do TSE.
A cerimônia, que acontece às 19hs, deve reunir diversas personalidades políticas, inclusive presidenciáveis convidados por Moraes. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram presença.
Além dos dois, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Michel Temer (MDB) também devem estar presentes na posse do ministro.
CARA A CARA
Essa pode ser a primeira vez que Bolsonaro e Lula se encontram pessoalmente em público. Adversários nas eleições de 2022, ambos já estiveram em campanhas em Salvador no mesmo dia, mas não se encontraram.
Entretanto, os dois devem permanecer afastados durante toda a cerimônia. Isto porque o presidente Jair Bolsonaro assumirá seu lugar na mesa de autoridades, ao lado de Alexandre de Moraes e dos outros ministros da corte. Enquanto Lula permanecerá no plenário, juntamente com os outros ex-presidentes presentes.
CONVIDADOS
Além do presidente e dos ex-presidentes já citados, a posse de Moraes deverá contar, ainda, com a presença de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Alguns governadores e prefeitos também são esperados.