///

Posse de Lula: confira horários dos eventos do cerimonial e shows e saiba como assistir

Presidente Lula e vice-presidente Geraldo Alckmin, vão à Catedral Metropolitana de Brasília, depois para solenidade no Congresso, seguida de cerimônia de honras militares.

Neste domingo, dia 1 de janeiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) tomam posse como presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

Além da solenidade no Congresso Nacional, haverá também um festival de música com mais de 40 atrações na Esplanada dos Ministérios — a organização do evento espera um público de 300 mil pessoas.

O início da Sessão Solene de Posse Presidencial no Senado está prevista para às 15h, horário de Brasília. Antes, o presidente e o vice passam pela Catedral Metropolitana da capital federal.

Na abertura da solenidade, haverá a execução do hino nacional, seguida pela leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos.

Haverá também o primeiro pronunciamento oficial de Lula como o novo presidente da República, seguido pelo pronunciamento do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD). É ali também onde Lula e Alckmin receberão os cumprimentos dos chefes de Estado e delegações de outros países que estarão presentes.

Depois, Lula e Alckmin seguem para a área externa do Congresso, onde ocorre a cerimônia de honras militares, com a esperada entrega da faixa presidencial que pode ocorrer no pé da rampa ou no Parlatório. Anda não há informações concretas sobre quem entregará a faixa, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a entrega-la e saiu do país dois dias antes do fim do mandato. Apesar de ser um símbolo da transferência de poder, o rito não está na Constituição Federal de 1988, o que deu a Bolsonaro a saída para não entregar a faixa ao presidente.

A vitória de Lula e Alckmin, foi oficialmente reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 12 de dezembro com a diplomação de ambos.

CONFIRA O CRONOGRAMA DA POSSE

A solenidade de posse começa oficialmente às 15h, os convidadosjá estão chegando no Anexo 1 do Senado Federal desde às 13h45. A solenidade no Congresso deve terminar por volta das 16h20.

13h45 às 14h30: Chegada dos chefes de Estado e de governos ao Anexo 1 do Senado Federal;

13h30 às 14h30: Chegada de outras autoridades e convidados do novo governo ao Salão Branco;

14h20 às 14h30: Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos, Lula e Alckmin, à Catedral Metropolitana de Brasília;

14h30: Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;

14h40: Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos ao Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional (Rodrigo Pacheco) e da Câmara dos Deputados (Arthur Lira).

15h: Sessão Solene de Posse Presidencial com execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse pelo presidente e pelo vice-presidente da República eleitos, pronunciamento do novo presidente da República e pronunciamento do presidente do Congresso;

15h50: Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;

16h: Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio;

16h05: Início da cerimônia externa de honras militares;

16h20: Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Com informações de infomoney.com