A Praia de Marieta, localizada na região do Salgado Paraense, é uma joia natural ainda pouco explorada. O local faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Maracanã e encanta pela sua biodiversidade e paisagens deslumbrantes que encantam a todos que têm a sorte de conhecer.
A Praia é um paraíso localizado na região do Salgado Paraense, próximo ao Município de Salinópolis, um destino muito procurado pelos banhistas nas férias. O local é berçário de tartarugas marinhas e lagos de águas escuras e avermelhadas.
Com uma extensão de 5 km, a Praia de Marieta é um destino quase deserto, pouco habitado e de difícil acesso. Essa característica a torna um local perfeito para aqueles que buscam paz e tranquilidade, longe das agitações das praias mais populares, como a do Atalaia, em Salinas.
Aqueles que desejam visitar este paraíso precisam estar cientes da ausência de infraestrutura turística convencional. Não há hoteis, pousadas, restaurantes ou bares nas proximidades da Praia de Marieta. As únicas habitações próximas são as casas dos pescadores locais, que, ocasionalmente, funcionam como ponto de apoio para alguns visitantes.
Chegando na praia por via terrestre ou barco
Saindo de Salinópolis, há duas opções para chegar ao local. Por via terrestre, o acesso à praia é feito pela rodovia PA-124, que vai de Santa Maria do Pará a Salinópolis. Chegando à vila de Nazaré, é preciso seguir por mais 30 quilômetros pela estrada estadual 442, até finalmente alcançar a Praia de Marieta.
Já de barco, os visitantes devem ir até o Mercado do Porto Grande e conversar com um pescador local para verificar a disponibilidade e acertar o valor para a viagem. Este passeio é feito de forma rústica e não há agências ou órgãos que regulamentam esse tipo de transporte, sendo necessário negociar diretamente com os pescadores.
A RESEX- Maracanã
A Reserva Extrativista Maracanã, localizada no município de Maracanã, a mais de 150 km de Belém, na região do Salgado Paraense, é gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio. Criada a partir das articulações dos movimentos sociais dos extrativistas costeiro-marinhos, a RESEX tem como objetivo proteger o território e as populações tradicionais, que, por meio do uso sustentável dos recursos naturais, historicamente contribuem para a conservação de extensas faixas de manguezais e para a preservação dos saberes locais associados a esses recursos.
Os manguezais da RESEX Maracanã embelezam a região e compõem a maior faixa contínua de mangue do mundo, desempenhando um papel crucial na contenção da erosão do solo, servem como berçário e fornecem alimentação para diversas espécies de peixes, moluscos e aves, garantindo a manutenção do ecossistema local.