////

Pré-matrícula: estudantes ainda podem ter acesso a vagas na rede estadual; veja como conseguir

Alunos nessa condição podem acessar o site da Seduc ou ainda ligar na Central de Atendimento (0800.280.0078), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, para verificar onde há vagas disponíveis.

A partir desta segunda-feira, 30, estudantes que não conseguiram uma vaga no período de pré-matrícula ainda podem obter uma das vagas restantes na rede municipal. O procedimento é realizado diretamente na secretaria da escola desejada, mas o estudante deve verificar no site da Secretaria as unidades que ainda possuem vagas disponíveis. 

“O aluno novo, que perdeu esse prazo de pré-matrícula, ainda tem uma oportunidade para acessar uma vaga na rede estadual de ensino. Ele deve ir diretamente na escola e fazer essa matrícula, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem”, explicou para a Agência Pará, Suely Dumont, coordenadora de Matrícula Escolar da Seduc. 

Estudantes podem acessar o site da Seduc e verificar vagas remanecentes para a pré-matrícula de estudantes na rede estadual. Imagem: Reprodução.

COMO CONSEGUIR?

Aos estudantes que perderam o prazo podem acessar o site da Seduc ou ligar na Central de Atendimento (08002800078), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, para verificar onde há vagas disponíveis.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Alunos, pais ou responsáveis devem ficar atentos às documentações necessárias para matrícula:

  • Original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual;
  • Duas fotos 3×4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos);
  • Comprovante de imunização contra a Covid-19 (para alunos acima dos 12 anos);
  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar original.

Também cabe lembrar que a renovação de matrícula dos estudantes que vão permanecer na rede estadual de ensino ocorrerá de forma automática, após o resultado avaliativo final. Para aqueles que desejam mudar de escola é necessário aguardar o lançamento das notas da 4ª avaliação para solicitar a documentação que permite a transferência para outra unidade escolar.

DADOS

De acordo com o sistema da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), das 180 mil vagas oferecidas no calendário letivo de 2023, cerca de 75 mil já foram preenchidas até o momento, em todas as regiões do Pará.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a semana de planejamento nas escolas ocorrerá a partir de 06 de fevereiro, e as aulas iniciarão no dia 13 do mesmo mês.

*Com informações da Agência Pará.