Bêbado e exaltado, o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB) protagonizou uma cena de misoginia e assédio público às mulheres da cidade, na noite do último sábado, 05 de março. A agressão às mulheres presentes na festa se estende a todas nós, que diariamente precisamos lutar pelo fim da objetificação e violência sexual contra os nossos corpos.
Com o microfone na mão, no palco do evento, sem nenhum pudor, Valmir aponta para algumas mulheres e diz “vou comer aquela, vou comer aquela.. eu vou comer mais de vinte… porque eu nunca vi tanta mulher bonita, ehm?”, afirma o prefeito.
As imagens foram registradas por dezenas de pessoas que postaram em suas redes sociais, com legendas como “modo Valdir ativado”. O prefeito também aparece dizendo “pense num lugar que tem tanta rapariga boa. Aqui tem”. É possível ver nas imagens que Valmir está cercado de homens que riem juntos das frases misóginas do prefeito.
Tal qual o rei do camarote, Valmir, um senhor de 61 anos, aparece nas imagens de óculos escuros. Ao som do famoso funk “tira a camisa”, sem nenhum pudor e compostura digna do cargo que ocupa, o prefeito reeleito de Itaituba, tira a camisa e roda a roupa pro alto, junto com o cantor da festa. Acompanhado por seus seguranças, o prefeito deixa a festa, sendo “guinchado”, conforme narra um morador da cidade.
Na semana da mulher, somos obrigadas a ver e ouvir cenas de um gestor municipal, assediando mulheres, ofendendo a dignidade feminina, sem nenhuma timidez e preocupação com o seu cargo público, com a total garantia da impunidade e a segurança de que a exploração do corpo feminino lhe é garantida a partir do lugar de poder que ele ocupa.