///

Prefeito de Oriximiná declara calamidade pública após estragos deixados pelas chuvas

A prefeitura enviou um relatório para a Defesa Civil Estadual e Federal, e declarou que toda ajuda é bem vinda.

Após os diversos estragos deixados pelas fortes chuvas em Oriximiná, no oeste do Pará, o prefeito do município, William Fonseca, decretou calamidade pública. “Decretamos calamidade pública em razão das chuvas intensas e enviamos relatório para a defesa civil do Estado e Federal. Toda a ajuda é bem-vinda e enquanto não chega vamos fazendo o que está em nosso alcance”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.

A prefeitura de Oriximiná decretou estado de calamidade pública após todo o estrago deixado pelas chuvas — Foto: Reprodução

O Governador Helder Barbalho anunciou que equipes de Defesa Civil Estadual se deslocarão para as áreas que foram permanente afetadas para, segundo ele, dar suporte às famílias impactadas e às prefeituras.

Em suas redes sociais, o prefeito de Oriximiná mostrou imagens de uma grande erosão que se formou em trecho da Marechal Castelo Branco com a Travessa da Conquista. Segundo ele, equipes da Prefeitura trabalham no local para conter a erosão.

Segundo o comandante geral dos bombeiros, coronel Jayme Benjó, o suporte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil dado ao Pará vai ajudar o Estado a garantir assistência à população de toda a região atingida. Ele também informou que a equipe técnica do quartel de Santarém realizou um levantamento preliminar da situação.

Erosão deixada na região — Foto: Reprodução

“Temos informações de que em Oriximiná alguns bairros estão tendo comprometimento da sua estrutura de solo por conta de erosão, em função do volume de água por conta das fortes chuvas. A partir desse levantamento da equipe da Defesa Civil, vai ser gerado um parecer técnico que vai subsidiar as ações do Estado, através da Defesa Civil Nacional, com todo o aporte financeiro no sentido de minimizar os impactos na população desses bairros que estão sendo atingidos no município e em toda a região da Calha Norte”, declarou.