///

Prefeito que se casou com adolescente de 16 anos exonera sogra da secretaria de Cultura

Foi publicado nesta quarta-feira, 26, no Diário Oficial de Araucária, no Paraná, a exoneração de Marilene Rode, que foi nomeada como secretária de Cultura da cidade. Ela é mãe de uma jovem de 16 anos, que se casou com o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, em abril deste ano.

Depois de se casar com a filha de Rode, Dehaini nomeou a recém sogra para ocupar o cargo. A tia da adolescente também foi exonerada. Marilene autorizou o casamento da filha menor de idade com o prefeito.

REPERCUSSÃO

Como o caso ganhou notoriedade nas redes sociais, o Ministério Público do Paraná disse que apurar as circunstâncias da nomeação, que pode ser um caso de nepotismo, considerado ato de improbidade adminstrativa pela Constituição Federal.

Por outro lado, em nota, a prefeitura de Araucária, manteve a posição de que a nomeação de Rode “reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, uma vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.

A ex-secretária estava na prefeitura desde 2021. Antes de ser chefe de pasta, Marilene foi assessora de secretário municipal, assessora executiva do prefeito e diretora geral da secretaria de educação.

Além da mãe da esposa, Hissam também exonerou Elizangela Rode, que é tia da adolescente companheira do prefeito. Elizangela era secretária de planejamento da prefeitura. Ela foi nomeada para o cargo em outubro de 2022.

De acordo com a prefeitura, Elizângela é servidora de carreira da administração municipal há mais de 10 anos. Antes de assumir a secretaria ela era diretora da mesma pasta, segundo afirma o site G1.

Em nota, a prefeitura afirmou que Elizângela continuará na Secretaria de Planejamento, mas sem detalhar para qual cargo. “Há que se destacar e agradecer o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão”, afirmou em nota a administração municipal.

Atualmente, o Código Civil permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis.

*Com informações de G1.