/////

Prefeitura de Belém divulga laudo sobre queda de mangueira

Após avaliação técnica na mangueira que caiu na Av. Alcindo Cacela, próximo à Av. Magalhães Barata, na última quinta-feira, 19, a Prefeitura de Belém divulgou o laudo sobre o estado da árvore e possíveis causas do incidente.

Segundo o documento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), a árvore tratava-se de um vegetal de grande porte, com idade longínqua, que estava com a “copa vigorosa e bem enfolhada”. Além disso, o laudo ressalta que a mangueira apresentava o caule saudável, sem lesões ou deteriorações, além de “não estar comprometido internamente (não estava oco)” e possuía “sistema radicular com raízes ativas”. 

O laudo aponta que, apesar do vegetal não apresentar anormalidades em sua estrutura, havia visível interferência no lado do calçamento, causada pela recente recuperação de uma tubulação, após um serviço realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O documento conclui que a interferência nas raízes, somada ao excesso de água no solo por conta das fortes chuvas dos últimos dias, contribuíram diretamente para a queda do vegetal.

A equipe do BT entrou em contato com a Cosanpa e, em nota enviada à redação, foi informado que a rede na área do acidente foi desativada há mais de um ano. O órgão também reforça que os procedimento da companhia em torno de vegetais têm acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.