Às 10h desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Belém divulgou por meio da Comissão de Defesa Civil Municipal a informação de que as chuvas previstas para a região são potencialmente perigosas e podem causar inundações e alagamentos. A previsão emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) representa um alerta laranja sobre as condições climáticas da cidade, prevendo pancadas de chuvas e trovoadas isoladas pelos próximos dias na capital paraense.
O aviso é válido até às 10h de quinta-feira, 23, podendo ser prorrogado por mais 24 horas. Diante disso, a Defesa Civil de Belém orienta que pedestres e condutores durante as chuvas não procurarem se abrigar ou estacionar veículos próximos às árvores ou placas de propaganda, devido ao risco de queda durante rajadas de vento.
Alta das marés de Belém
Na próxima quinta-feira, 23, às 00h23, as águas de Belém atingirão o nível máximo das marés, chegando ao marco de de 3,6 metros e às 12h36, aos 3.5 metros, e na região das ilhas, a maré mais alta alcançará 3.9 metros às 12h02.
A preamar (pico da maré) indicada pode ser ainda maior caso ocorra a coincidência de seu pico com a incidência de chuvas na região. No momento, não há como informar se o horário da chuva irá coincidir com o da maré alta.
A tábua de marés é produzida pela Marinha do Brasil e diariamente divulgada pela Defesa Civil de Belém, em suas redes sociais.