A Prefeitura de Belém se manifestou após a publicação de um vídeo, em que uma suposta turista reclama da sujeira e quantidade de urubus no mercado do Ver-o-Peso, na capital paraense.
No vídeo, que viralizou na semana passada, a turista diz “Tá parecendo que eu tô na Índia de tanta sujeira. Eu nunca andei no meio de tanto urubu na minha vida. Essa é a atração turística do Pará para o mundo”.
A gravação viralizou nas redes sociais e dividiu a opinião dos internautas. Após a repercussão das imagens, a gestão municipal enviou à redação do BT Mais a seguinte nota:
“A Prefeitura de Belém repudia qualquer tipo de notícia veiculada que não seja baseada nos critérios jornalísticos, que têm como base a checagem dos fatos. Propagar vídeo sem verificação da origem, data e contexto é, no mínimo, falta de respeito com os profissionais de jornalismo.
A Prefeitura informa, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que os setores do Complexo do Ver-O-Peso (o que inclui a praça do relógio) são lavados e limpos diuturnamente com carros pipas e 40 agentes de limpeza urbana. Os resíduos são coletados, no mínimo, três vezes por dia, durante toda a semana, em carros compactadores. Vale ressaltar que a atual gestão municipal realizou a dragagem da doca do Ver-o-Peso (Pedra do Peixe), ação que durou 3 meses e retirou mais de 10 mil toneladas de resíduos. O que trouxe de volta todos os degraus da escadinha, escondidos por anos por falta de limpeza. Além disso, novos contêineres com capacidade de mil litros de armazenamento foram distribuídos ao longo da feira do Ver-O-Peso e da Pedra do Peixe, para evitar que os resíduos causem sujeira ao longo do espaço.”.