Em Nota publicada na noite de terça-feira,16, a Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, no por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), informou que o Parque da Cidade encontra-se interditado, no momento, até segunda ordem, por medida de segurança. Uma perícia especializada será realizada para apontar o que provocou o incêndio.
O incêndio de grandes proporções destruiu mobiliários de escolas que estavam armazenados no local, assim como a estrutura do Espaço Pérola. Posterior à conclusão do trabalho pericial e de investigação, o local será aberto para atividades físicas normalmente, de acordo com a Prefeitura.
O INCÊNDIO
O incêndio começou no Espaço Pérola do Tapajós por volta das 16h30 de terça,16, e rapidamente uma fumaça preta e densa começou a ser vista de várias partes da cidade, e assustou muita gente.
A fumaça preta foi provocada pela queima de pneus e mobiliários que estavam armazenados no espaço. O fogo só foi totalmente controlado por volta das 19h30, por militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM).
O Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, foi construído com a finalidade de servir à realização de feiras, atividades de lazer, convenções e outros eventos.
Com 120 metros de extensão e capacidade para 8 mil pessoas, o local foi palco de grandes eventos, como Salão do Livro, que chegou a movimentar cerca de R$ 1 milhão em vendas de livros de diversos autores paraenses em uma de suas edições, que recebeu cerca de 60 mil pessoas.
Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, o espaço passou por adequações para funcionar como Hospital de Campanha, sendo esse o último uso antes do local passar a guardar mobília de escolas que ainda serão inauguradas pela prefeitura.