A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), disponibilizou nesta terça-feira, 2, à população da capital paraense um mapa com a localização de todas as 283 praças da cidade. O acesso é feito online pelo site da Semma.
A iniciativa é a primeira etapa do projeto “Áreas Verdes” e mantém registro público de todas as praças de Belém e distritos, sendo 268 atualmente. Futuramente, a população poderá acompanhar informações como data de poda, roçagem e plantio de mudas.
“As praças são espaços urbanos que, além de valorizar o meio ambiente natural, propiciam lazer, integração e socialização aos moradores e frequentadores”, lembra a secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira. “Pedimos que todos ajudem a manter esses espaços, não danificando ou subtraindo vegetação e equipamentos”.
O analista de sistemas da Cinbesa, Roberto Souza, explica que, para a Semma, o objetivo do projeto Áreas Verdes do Município de Belém é disponibilizar uma ferramenta tecnológica de desenvolvimento de ações para o meio ambiente e divulgação de várias informações sobre estas áreas como evolução, manutenção e intervenções realizadas pela Secretaria.
“A primeira versão da aplicação desenvolvida pela Cinbesa disponibiliza o cadastro das áreas levantadas pela Semma: um banco de dados e suas localizações identificadas em um mapa digital”, destaca Roberto. “É com grande satisfação que a Cinbesa colabora com a Semma neste valoroso projeto para nossa cidade”.
Futuramente, outros espaços que aliam meio-ambiente e lazer serão incluídos no sistema do Projeto Áreas Verdes, como o Bosque Rodrigues Alves e o Museu Emílio Goeldi.
Com informações de Agência Belém*