/////

Prefeitura realiza podas na tentativa de salvar a samaumeira centenária que tombou em Nazaré, em Belém

Na última segunda, 6, uma centenária samaumeira de mais de 100 anos de vida teve boa parte da sua estrutura tombada na praça do Centro Arquitetônico de Nazaré, na Praça Santuário, bairro de Nazaré, em Belém. Desde a triste notícia, uma grande comoção tomou os paraenses ao verem a imponente árvore de 25 metros comprometida. Algumas pessoas foram até o local e pegaram uma parte do vegetal e levaram para as suas casas como forma de lembrança.

Nesse contexto, a Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semma) availou, logo após a queda, que a árvore deveria sucumbir e uma nova da mesma espécie seria plantada em seu lugar, no mesmo ponto. Contudo, a prefeitura de Belém mudou de ideia ao longo da segunda, 6, e resolveu tentar salvar a samaumeira com podas drásticas na esperança de que o vegetal rebrote e se regenere.

Podas drásticas é a esperança da prefeitura de Belém para salvar e manter de pé a centenária samaumeira que tombou no CAN. Imagem: Reprodução Sandro Barbosa.

Segundo o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, “Em 2013, uma empresa especializada nesse tipo de situação foi contratada e com o uso de aparelho ultrassônico, constatou que o interior da mesma samaumeira já estaca oco. Na época, a Semma realizou uma poda drástica para estimular o processo de regeneração. Vamos com fé”, contou em uma rede social.

De acordo com a prefefeitura, o serviço de salvamento feito em 2013 prolongou a vida da samaueira por mais 10 anos, até a nova queda de ontem, 6.

ENTORNO

Desde que ocorreu a queda do galho, o trânsito na avenida Generalíssimo Deodoro, entre a avenida Nazaré e a avenida Brás de Aguiar, ficou interditado. Por volta das 16h desta segunda, 6, uma das duas pistas já foi liberada para a circulação dos condutores de veículos, tendo acompanhamento e orientação dos agentes de trânsito da Prefeitura de Belém. 

Segundo o diretor do Departamento Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy, na natureza a expectativa de vida das samaumeiras é de 500 anos. Já em centros urbanos, essa expectativa se reduz para 120 anos.

“A árvore em questão estima-se que possui de 150 a 200 anos, ou seja, o vegetal localizado na praça Santuário já está em final de vida, prolongada pela Semma por do simbolismo que tem para a cidade”, informa. 

PODAGEM

Sobre as denúncias de descaso e falta de podagem na árvore em tela, a Semma afirma que realiza o procedimento de poda em árvores da cidade quando a equipe técnica da Secretaria identifica, por meio de análise técnica, a necessidade. Seja essa necessidade justificada para equilibrar ou livrar de pragas e doenças o vegetal. 

No caso da samaumeira da praça Santuário, “a necessidade de poda não foi identificada pela equipe técnica da Semma na última vistoria realizada na árvore, em outubro de 2022”, afirma o diretor.