/

Prefeitura reúne com trabalhadores da Funpapa após protesto nesta segunda (21)

Nesta segunda-feira, 21, a prefeitura de Belém realizou a terceira rodada de negociações com os servidores da Fundação João Paulo XXIII, a Funpapa. O encontro aconteceu na Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), no bairro de Nazaré. 

Na manhã de hoje, um grupo de trabalhadores realizou uma manifestação na Avenida Nazaré, em frente à Codem, o primeiro ato de greve. De acordo com os trabalhadores do órgão ligado à prefeitura de Belém, as reivindicações são pelo cumprimento do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) e a atualização salarial.

Além do PCCR, os servidores exigem melhorias na estrutura de trabalho: “Falta papel, fralda nos abrigos, apoio alimentar, transporte, faltam vigilantes”, diz o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Funpapa.

Na questão salarial, a proposta da prefeitura para os servidores foi a oferta do saldo da folha de pagamento da Funpapa, de quase 1,4 milhões de reais, para atualizar a tabela salarial, o que equivale a um reajuste de 3%, já valendo a partir de março de 2022. 

Em relação às condições de trabalho, a Prefeitura de Belém diz que se comprometeu em montar um grupo de trabalho, entre gestão e servidores, para debater os problemas.

As propostas vão ser analisadas pelos servidores da Funpapa e uma nova mesa de negociação está marcada para a próxima sexta-feira, 25.