Após o período de iniciação de brincantes nas Oficinas, que teve sequência com a integração deles no Batalhão da Estrela durante os Ensaios para os cortejos, chegou o momento mais importante do calendário do Instituto Arraial do Pavulagem antes do início dos Arrastões: trata-se da Levantação dos Mastros, que acontece nesta quinta-feira, 8,após o Cortejo Fluvial e antes da Roda de Boi com Ensaio Geral para o primeiro Arrastão, que será no próximo domingo, 11.
A programação para o grande público começa a partir das 17h, com a concentração para receber os Mastros na Escadinha (ao lado da entrada da Estação das Docas).
Com o tema “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”, a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e Programa SEMEAR; co-patrocínio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Governo do Pará e Prefeitura de Belém (através da FUMBEL).
“O Arraial do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
Cortejo Fluvial – A Levantação dos Mastros de São João é considerada a abertura oficial dos Arrastões do Pavulagem e acontece com a chegada do cortejo fluvial que traz a comitiva dos Bois Pavulagem e Malhadinho, além dos mastros de São João menino.
São dois Mastros que partem às 16h30 do Porto Amazonas (Avenida Bernardo Sayão, 4620, em frente à Usina da Paz – Guamá) e chegam entre 18h15 e 18h30 de barco na Escadinha (ao lado da entrada da Estação das Docas). O Cortejo Fluvial é uma forma de exaltar a relação dos paraenses com os rios da Amazônia.
Levantação dos Mastros – O desembarque dos Mastros será acompanhado pelo Batalhão da Estrela e uma roda cantada que tem no repertório as músicas que serão executadas nos cortejos. Com muita festa, os Mastros são recebidos e levados até a Praça Waldemar Henrique, onde ocorrerá a Levantação, com os mastros sendo celebrados pelo povo como manda a tradição.
A bandeira de São João vem junto e traz a bênção do Santo. Antigamente, os fiéis ornamentavam os mastros como oferenda para uma boa colheita. Vale lembrar que o Instituto Arraial do Pavulagem mantém a tradição de Levantação dos Mastros anualmente para seguir com as brincadeiras sob as bênçãos de São João, além de renovar a fé das pessoas.
Ensaio Geral – O Ensaio Geral acontece depois do recebimento e Levantação do Mastro (por volta de 19h). E promete uma festa animadíssima, que vai mostrar o entrosamento dos segmentos de Dança, Perna-de-Pau, Metais, Banjo e Percussão. Assim como na Roda Cantada, o Batalhão da Estrela (que este ano deve reunir mais de 700 pessoas) vai performar o repertório dos Arrastões em preparação para o primeiro deles, que acontece no próximo domingo (11). Uma Roda de Boi com participação da banda Arraial do Pavulagem também marca o momento.
DE OLHO NO PRÓXIMO DOMINGO: O 1º ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2023 ACONTECE DIA 11/06
Pode anotar aí: a concentração no dia 11 será na Praça da República a partir de 08h. Uma roda cantada começa às 09h. O cortejo sai às 10h, com chegada na Praça Waldemar Henrique – onde a banda do Arraial do Pavulagem apresentará um repertório cheio de sucessos junto com participações especiais.
Não vai se perder no caminho, hein? O trajeto deste ano é assim: o ponto de partida é a Praça da República. O cortejo desce a Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade. A conclusão é na Praça Waldemar Henrique, com show da banda Arraial do Pavulagem e convidados.
Horários dos Arrastões:
Concentração: a partir das 08h (na Praça da República)
Roda cantada: 09h
Saída do cortejo: 10h
Chegada do cortejo: 11h (na Praça Waldemar Henrique)
Término da programação: 14h
*Com informações de Comunicação Arraial do Pavulagem