/

Macron em Belém: presidente concederá maior honraria francesa ao líder indígena Raoni

Nesta terça-feira, 26, o presidente da França, Emmanuel Macron, entregará ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire, a ‘Legião de Honra’ – maior honraria francesa concedida para seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global.

Segundo o governo francês, a honraria será conferida a Raoni por seu papel como “figura internacional da luta pela preservação da floresta amazônica e da cultura dos povos originários”.

Criada em 1802 pelo imperador Napoleão Bonaparte, a Legião de Honra já foi recebida por outros brasileiros, como: o imperador Dom Pedro 2°, os ex-presidentes Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

AGENDA DO PRESIDENTE FRANCÊS EM BELÉM

O presidente francês será recebido pelo presidente do Brasil, Lula, e pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Em agenda divulgada na noite de ontem, 25, consta a ida da comitiva à Ilha do Combu, para fazer uma visita à produtora de chocolate “Filha do Combu”, a Dona Nena.

É após este encontro que Macron e Lula devem se reunir com o cacique Raoni Metuktire em cerimônia de condecoração. De acordo com a agenda, o ato está previsto para acontecer às 17h30.