///

Primeira procuradora geral da mulher toma posse na Câmara de Belém nesta terça-feira, 16

A cerimônia de posse da Procuradoria Especial da Mulher vai acontecer nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Belém, que será um marco histórico. A procuradoria terá como sua primeira procuradora geral, a covereadora Gizelle Freitas, do mandato coletivo Bancada Mulheres Amazônidas. 

As vereadoras Blenda Quaresma (MDB), Silvia Letícia (Psol) e Pastora Salete (Patriotas), que assumirão os cargos de 1ª, 2ª e 3ª Procuradoras, respectivamente. A criação da Procuradoria Especial da Mulher é um movimento nacional e representa mais um dispositivo na rede de combate à violência e proteção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade. 

A procuradoria receberá denúncias e encaminhará para os órgãos responsáveis no município de Belém, além de promover uma maior representatividade feminina na política, garantindo que as vozes das parlamentares sejam ouvidas.

“A Procuradoria foi criada em 2019, mas nunca houve uma eleição de procuradora e suas adjuntas, sendo que isso ocorreu agora por votação unânime. Sua importância é enorme, considerando o aumento de casos de feminicídios e violência contra a mulher”, disse Gizelle.

“Ainda temos muito a avançar na garantia dos nossos direitos, e isso só será possível por meio de uma luta parlamentar intensa, com a formulação de políticas públicas, debates necessários e ações efetivas”, completou a vereadora.

A instalação da procuradoria na CMB faz parte de um movimento de casas legislativas em todo o país, que têm estabelecido procuradorias semelhantes, buscando defender os direitos das mulheres.

SERVIÇO:


Data: 16/05/2023
Hora: 11h
Local: Tv. Curuzú, 1755 – Marco, Belém – PA
Hora: 11h