Começou nesta segunda-feira, 16, em Belém, a 2ª edição do Renegocia, mutirão de negociação de dívidas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon Pará).
O evento integra o programa nacional coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os Procons estaduais e municipais. O objetivo é auxiliar consumidores na prevenção e tratamento do superendividamento.
De acordo com Gareza Moraes, diretora do Procon Pará, fornecedores de serviços essenciais, como energia elétrica, água, companhias telefônicas e bancos, foram convidados a participar da ação. “O atendimento é direcionado aos consumidores que estão em risco de superendividamento, quando a dívida compromete o valor mínimo para sobrevivência”, explica Moraes.
A pensionista Cleonice Pinto aproveitou a oportunidade para renegociar uma dívida bancária. “Uma prima indicou vir aqui para tentar resolver uma dívida de banco. Fui bem atendida e espero que tudo corra bem para que eu possa aproveitar o fim de ano mais aliviada com a família”, conta.
COMO PARTICIPAR DA AÇÃO DO PROCON?
O mutirão Renegocia segue até a próxima sexta-feira, 20 de outubro, com atendimento das 8h às 14h, na sede do Procon Pará (Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, Umarizal, Belém). Para garantir o atendimento, serão distribuídas 50 senhas por dia.
Os consumidores interessados devem levar os seguintes documentos:
- Documentos pessoais com foto (RG ou CNH);
- Comprovante de residência;
- Documentos que atestem a dívida, como contratos, últimas faturas ou protocolos de atendimento.
Com o mutirão, a expectativa é que centenas de consumidores possam renegociar suas dívidas e retomar o equilíbrio financeiro, evitando que as contas comprometam sua qualidade de vida.