//

Professor armado com faca briga com estudante em greve na Unicamp

Um professor do Instituto de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi detido pela polícia nesta terça-feira, 3, após usar uma faca durante briga com um aluno identificado como Gustavo Bispo. Além da faca, também foi apreendido com ele um spray de pimenta que teria sido usado pelo docente durante a confusão.

A briga aconteceu durante uma greve dos estudantes e apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Os alunos estariam protestando contra “projetos de privatização do governo do Estado e em apoio ao movimento da USP, que pede a contratação de professores”.

Confira o momento: 

“É um absurdo que esse tipo de professor ainda esteja na universidade e que os estudantes não tenham sua liberdade de lutar”, afirmou Gustavo Bispo.

Nas imagens feitas por alunos que estavam no local, é possível ver quando o professor, que está com uma mochila nas costas, alcança o aluno em um corredor com uma varanda e os dois começam a brigar. Em um frame do vídeo, é possível ver que um dos seguranças que separam a briga retira um objeto do professor que se assemelha a uma faca.

O segundo estudante atacado seria aluno do curso de filosofia, identificado como João Gabriel. Após a confusão, vários alunos que estavam mobilizados no campus tentaram cercar o prédio para que o professor não saísse do campus.  

Em nota à imprensa, a Unicamp afirmou que repudia os atos de violência ocorridos além de garantir que o professor será investigado: 

“A Reitoria da Unicamp vem a público repudiar os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo, nesta manhã do dia 03 de outubro. A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis. Ressalta-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos”