///

Professor paraense consta na lista dos mais influentes na área da saúde no mundo

Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), está novamente na listagem dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. 

O pesquisador está entre os 2% mais influentes em suas respectivas áreas de atuação, segundo o estudo da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators publicado em conjunto com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.

Para a classificação, o ranking avalia o impacto dos cientistas em diversas instituições ao redor do mundo, com os registros de citações por autores e trabalhos científicos. 

Professor há mais de 15 anos do curso de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Pedro tem experiência em diversas áreas como microbiologia, biologia molecular de vírus, epidemiologia, etc. O profissional também é autor de diversos artigos de importância internacional, como o estudo que analisou e descreveu pela primeira vez casos de microcefalia em crianças em que as mães foram infectadas pelo Zika vírus durante a gravidez.

ORIGEM

Nascido em 1957, na cidade de Monte Alegre, no Pará, Pedro Vasconcelos é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem seu doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O professor também obteve seu pós-doutorado pela University of Texas nos Estados Unidos e atualmente atua como professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia da Uepa em parceria com o Instituto Evandro Chagas(IEC), do qual já foi diretor.

Pedro Vasconcelos desempenhou um papel fundamental como presidente do Comitê de Biossegurança da Uepa e fazendo parte da equipe que conduziu o inquérito soro-epidemiológico em municípios paraenses, uma iniciativa do Governo do Estado, Durante a pandemia de Covid-19.

No último mês de agosto, Vasconcelos recebeu uma homenagem da Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Arboviroses (Relda), em Santo Domingo, capital da República Dominicana, durante a reunião anual da Rede. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. 

Com informações de Agência Pará*