///

Professores de Belém receberão reajuste salarial de 33,24% ainda no mês de março

Mesa de negociação da prefeitura de Belém com o Sintepp, na Secretaria de Educação (Semec). Representantes da prefeitura: Luís Araújo - Secont; Márcia Bittencourt - Semec; Débora Bermeguy - Sefin; Breno Barros - Semad. Representantes do Sintepp: Silvia Letícia, coordenadora geral; Azarias Favacho, coordenador jurídico; Mirian Sodré, secretária geral do Sintepp; Carlo Ramos, coordenador de finanças do Sintepp.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou o reajuste de 33,24% nos salários dos professores da rede municipal de Belém já na folha deste mês de março. O anuncio foi feito na manhã de hoje, 10, via redes sociais.

Com o aumento, o piso salarial dos professores da capital sobe de 48% para 64% do valor do piso nacional estipulado. Segundo o prefeito, a expectativa é que o piso nacional seja progressivamente alcançado e no futuro pago integralmente.

“Até o final deste mandato, todos os professores municipais receberão a totalidade do piso e suas vantagens”, Afirmou o prefeito.

O piso nacional do magistério, calculado para uma jornada de 200 horas/aula e no vencimento-base, excluindo gratificações e adicionais, passou para R$ 3.845,34 em 2022.

“É o máximo que podemos oferecer neste momento para não prejudicar o funcionamento dos serviços educacionais e nem paralisar as reformas de escolas e outras obras necessárias para a qualidade da educação física municipal”, afirmou Edmilson.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Edmilson Rodrigues (@edmilsonpsol)

Segundo o prefeito, o atual valor do pagamento dos professores é consequência de 16 anos sem aumento no valor. “Herança maldita de 16 anos de infortúnio. Não vamos conseguir, neste momento, consertar tudo de uma vez, nem os salários, nem a cidade que foi abandonada e destruída” Diz o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo dados da agência Belém, atualmente, o salário médio de um professor municipal, que trabalha 200 horas em sala de aula, é de R$ 6.800,00, pois na remuneração são acrescentadas 65 horas a título de planejamento, titularidade de 100% para quem tem nível superior, 20% de gratificação de magistério, 25% por ter especialização – 86% dos professores possuem este título na rede municipal-, e mais o triênio.

A decisão aconteceu após negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, o Sintepp-PA, e a Comissão de Negociação da Prefeitura de Belém, Semec, na amanhã hoje em Nazaré, centro de Belém.