////////

Profissionais alegam falta de pagamento e paralisam atividades no PSM do Guamá

Em denúncia enviada ao BT, profissionais da saúde afirmam que a paralisação no Pronto Socorro Humberto Maradei, conhecido como PSM do Guamá, em Belém, iniciou nesta quarta-feira, 8, por falta de pagamento da equipe. Segundo informações, as equipes de clínica e cirurgia da unidade de saúde confirmaram que as greves ocorrerão a partir do dia 5 de cada mês, em caso de atraso nos pagamentos até a data.

A situação é semelhante à das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros da Marambaia e Jurunas, também em Belém, que estariam com pagamentos a receber pelos meses de novembro e dezembro de 2022, além de janeiro de 2023, e teriam optado pela greve. A paralisação chegaria à UPA da Terra Firme, porém o pagamento da equipe do local ocorreu nesta quarta-feira, 8, mantendo assim o fluxo de atendimento na unidade.

Em redes sociais, a equipe médica da UPA do Jurunas lançou uma nota justificando a situação. Confira na íntegra:

DA EQUIPE MÉDICA – Jurunas

Boa noite, colegas. Viemos aqui relatar o que está acontecendo na upa desde o dia 01/02/23.

Nos últimos tempos, estamos vivendo uma série de atrasos em nossos salários, e então, a única solução está sendo entrarmos em greve – como vista nos jornais e principais veículos de informação da cidade.

No último movimento de greve, o mês de novembro foi exigido seu pagamento integral, porém, em prol da sociedade, aceitamos receber os 10 primeiros dias do mês, com até então, resolução próxima do salário até o final do mês (janeiro). Proposta aceita! No entanto, nos fora prometido o pagamento até o dia 31/01, logo, protocolamos um novo documento relatando que se não fosse pago, entraríamos em greve novamente, e assim se deu. Mesmo nosso movimento sendo protocolado para o dia 31, em mais uma tentativa de pagamento, iniciamos só no dia 01.

Às 19:00 do dia 01 de fevereiro de 2023, iniciamos um novo movimento de greve na Unidade, exigindo melhores condições de trabalho, e até o pagamento do restante do mês de novembro e dezembro (já atrasado). Porém, fomos surpreendidos quando um colega médico da Unidade – este vinculado à GME – PJ Médica da upa – furou o movimento, passando a atender sozinho os pacientes verdes e amarelo. Sabemos que o movimento é legal, e que “furar” este movimento de greve cabe até denúncia diante do Conselho.

Vale ressaltar, que na tentativa contrária ao movimento, a Direção da UPA demitiu nosso colega médico do cargo de direção clínica no dia posterior, colocando então…este mesmo colega vinculado à PJ no cargo.

Atualmente, este colega vem oferecendo plantões para pessoas com propostas de “acesso direto da pessoa ao grupo”, numa tentativa de furar mais ainda o movimento.

Nossa classe é conhecida por esta desunião, logo, viemos aqui relatar aos colegas, mais uma vez, que assumir plantões mediante movimento de greve, indo contrário ao movimento, cabe denúncia no conselho! Contamos com o apoio de vocês para que, se alguém pegar plantão na Upa Jurunas, saiba antes do que está acontecendo lá!

Após estar ciente da situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirmou, em nota, a paralisação do PSM do Guamá e informou que o pagamento será realizado até esta sexta-feira, 10. Leia a nota completa:

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que os plantões dos médicos que atendem no Pronto Socorro Humberto Maradei (PSM do Guamá) serão pagos até esta sexta-feira, 10 de fevereiro.

A Sesma reforça que o pagamento dos plantões ocorre em até 60 dias após os plantões realizados a cada mês e que, portanto, está dentro do prazo estabelecido para o pagamento, conforme ocorreu durante todos os meses de 2022.

Portanto, não há atraso no fluxo de pagamento dos referidos plantões. A Sesma aguarda o restabelecimento imediato dos atendimentos em sua totalidade por parte dos médicos, evitando prejuízos à população que busca pelo serviço.

A equipe do BT pediu à Sesma novos esclarecimentos sobre as situações do PSM e das UPAS citadas e aguarda posicionamento da secretaria.