/

Profissionais do SUS terão acesso a prontuário unificado de pacientes

Profissionais do SUS terão acesso a prontuário unificado de pacientes

O aplicativo Meu SUS Digital, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, permitirá que profissionais de saúde tenham acesso a um prontuário eletrônico unificado, contendo o histórico médico dos pacientes. Esses dados estarão disponíveis durante consultas em qualquer ponto da rede de serviços no país.

Benefícios do Prontuário Unificado

Anteriormente, o prontuário do paciente estava restrito à unidade onde o atendimento era realizado. Agora, com o prontuário unificado, essas informações poderão ser acessadas em qualquer unidade de saúde no Brasil. “Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”, explicou Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital, nesta terça-feira (16).

Sumário Internacional do Paciente

Prontuário médico eletrônico. Imagem: Reprodução
Prontuário médico eletrônico. Imagem: Reprodução

Também foi lançado o Sumário Internacional do Paciente, que permitirá o acesso a dados básicos de saúde, como medicamentos e alergias, durante viagens internacionais, caso a pessoa precise de atendimento médico.

Rede Nacional de Dados em Saúde

O compartilhamento de dados é viabilizado pela Rede Nacional de Dados em Saúde, que já possui mais de 1,8 bilhão de registros. O Meu SUS Digital é o aplicativo mais baixado na categoria saúde entre os gratuitos, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos.

Expansão da Telessaúde

O Ministério da Saúde anunciou a implantação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Quilombo Boa Vista, no Pará. Além disso, um ponto de telessaúde foi instalado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com qualificação de equipes e envio de equipamentos. A iniciativa visa expandir o acesso a diagnósticos e consultas especializadas em áreas urbanas e rurais.

Incentivo à Transformação Digital

A telessaúde é uma das ações principais do SUS Digital, proporcionando acesso ampliado a diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões de ações de telessaúde, incluindo teleatendimentos e telediagnósticos. O governo federal destinará R$ 464 milhões para incentivar ações de transformação digital em todo o Brasil.