//

Programa Mais Médicos lança edital com 149 vagas em 75 cidades do Pará; saiba mais

Publicado na última quarta-feira, 15, o mais novo edital do Programa Mais Médicos visa renovar vagas disponíveis, em decorrência das aprovações dos médicos em programas de residência médica.

No Brasil, há 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios. Os gestores das prefeituras e do Distrito Federam devem indicar até dia 22 de maio, quantas vagas preencherão em cada localidade. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará convocará os profissionais.

O mais novo edital do Programa Mais Médicos visa renovar vagas disponíveis, em decorrência das aprovações dos médicos em programas de residência médica.

No edital, além da reposição, está previsto 66 novas vagas para as populações de quilombolas que residem em assentamentos rurais, reservas extrativistas e população ribeirinha, visando a garantia do acesso à saúde.

O secretário de Atenção à Saúde, Felipe Proenço, destaca a importância do edital. “ Este é um edital importante para a confirmação da disponibilidade de vagas por parte dos municípios que já fazem parte do programa. E é um passo fundamental para podermos depois dar sequência no chamamento de médicos e com isso efetivar vagas que tiveram eventuais saídas, mas principalmente manter esse quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos”, frisou.

O Programa pretende também atender regiões que mais precisam, portanto, faz-se uso de critérios na distribuição de vagas, como a maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população, dificuldade de provimento de profissionais e vulnerabilidade social. Neste edital, 11,7% das vagas foram destinadas às regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para áreas de alta, totalizando 572 vagas aos municípios de extrema pobreza.

Para mais informações:

*Matéria realizada com informações do Portal G1 Pará.