//

Progressismo x Ultra Direita: Sérgio Massa e Javier Milei vão para o segundo turno na Argentina

Sérgio Massa, progressista e atual ministro da economia da Argentina, está no segundo turno do pleito com o economista de Ultra Direita, Javier Milei, que era cotado na liderança das pesquisas de intenção de voto até o primeiro turno realizado neste domingo,22.

Com mais de 98% das urnas apuradas, Massa aparece na frente com 36,68% (9,6 milhões de votos), e Milei com 29,98% (7,8 milhões). O resultado foi considerado uma surpresa com Massa à frente.

Milei era o favorito para vencer o primeiro turno porque ele havia sido o vencedor das primárias, a votação em que as coligações políticas escolhem seus candidatos. A coligação de Massa havia ficado em terceiro nas primárias, atrás de Patricia Bullrich.

Na Argentina as regras facilitam vitórias em primeiro turno. Desde que as regras eleitorais atuais foram implementadas, em 1994, só houve segundo turno duas vezes. Em uma delas, em 2003, um dos candidatos abandonou a corrida, e o outro foi eleito mesmo sem uma votação. Os argentinos só votaram em segundo turno em 2015.

O segundo turno das eleições argentinas acontecem no dia 19 de novembro e irá decidir quem irá governar o país pelos próximos 4 anos.

Estas são as eleições mais importantes desde o retorno da democracia no país. Javier Milei, o “Bolsonaro” argentino, promete reduzir os direitos fundamentais conquistados nos últimos anos, fechar o Banco Central argentino e ‘dolarizar’ a economia. Agora, Massa terá o desafio de vencer esta eleição e fazer história.

Como mostra da força do campo progressista, o candidato Axel Kicillof, atual governador da Província de Buenos Aires pelo partido no poder, conseguiu renovar a sua administração pelos próximos 4 anos e dá ao governo uma trégua fundamental com uma vitória acachapante na principal província do país.

*Feito com informações de G1.