Proporcionando essencialmente engajamento, transformação e evolução, a economia criativa gera, principalmente, renovação ao mercado e tem se tornado uma tendência global. O Projeto Arte Fora da Caixa é uma ação que fortalece essas tendências.
A iniciativa foi idealizada para disseminar o acesso à diversidade da arte e cultura, além de proporcionar alternativas para geração de renda através da capacitação e estímulo à economia criativa em comunidades afastadas de municípios da Ilha do Marajó, no Pará.
Nos dias 10 e 11 de novembro, o projeto irá atender a comunidade de Santa Maria, na Ilha das Araras, no município de Curralinho, que fica a uma distância de 152 km da capital paraense. A ação irá contar com palestras sobre administração, sexualidade e cursos de capacitação de biojóias, hortaliças e panificação. Tudo de forma gratuita.
O principal objetivo do Arte Fora da Caixa é atingir principalmente o público feminino, abrindo espaço para minimizar os impactos impostos pela desigualdade social e cultural vividos pelas mulheres marajoaras. Neste ano, cinco municípios da região marajoara foram escolhidos para receber a visita do projeto, são eles: Melgaço, Portel, Bagre, Oeiras e Curralinho.
A coordenadora do projeto, Socorro Coutinho, acredita que por intermédio “da arte e da cultura nos espaços, conseguiremos um resgate do convívio entre os moradores, com ações que tanto oportunizam lazer como desenvolvimento, fortalecimento da economia e produção criativa local, tornando tais lugares mais conscientes da sua identidade cultural”.
O Projeto Arte Fora da Caixa conta com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Semear.
SERVIÇO:
Arte Fora da Caixa
Comunidade Santa Maria, Curralinho (Escola: Boa Esperança)
Dias: 10 e 11/11
Cursos: Hortaliça, panificação, estética e beleza, biojóias.
Palestra: administração e sexualidade.