/

Projeto Social em Ilha de Maiandeua promove ações para crianças e mulheres da comunidade; confira

A ilha de Maiandeua, no Pará, tornou-se palco de uma série de ações sociais organizadas pela iniciativa liderada por Rita Sol e sua parceira Ana Teixeira. O projeto (Re) Existir, iniciado em 2023, promove atividades voltadas para crianças e mulheres da comunidade.

As ações incluem desde a entrega de presentes natalinos até eventos de conscientização e apoio para o empoderamento feminino e incentivo à educação.

ORIGEM DO PROJETO

Segundo Rita, a iniciativa começou durante uma conversa com Ana, quando ambas decidiram ampliar a tradicional entrega de presentes de fim de ano para uma ação mais contínua e voltada às necessidades locais. “Teve livros, material de pintura, então foi algo bem voltado, realmente, para o Natal das crianças”, conta Rita. A ação natalina marcou o início do projeto, que desde então tem se expandido.

Após o sucesso do Natal, o projeto também organizou uma ação para a volta às aulas, arrecadando materiais escolares essenciais como cadernos, lápis, e borrachas. “Esse apoio foi muito importante para as famílias, pois muitas crianças ainda não haviam sido matriculadas na escola devido à falta de material escolar”, comenta Rita, ressaltando a relevância da iniciativa para incentivar a educação.

CELEBRAÇÕES

Outro destaque foi o evento em celebração ao Dia das Mães e ao Dia da Mulher, que trouxe uma roda de conversa sobre empreendedorismo e empoderamento feminino. O objetivo foi ajudar as mulheres da ilha a identificar oportunidades para desenvolver e valorizar suas habilidades no mercado de trabalho.

NATAL E COMO AJUDAR

A iniciativa planeja retomar o evento natalino com novidades para 2024, com atividades focadas especialmente nos adolescentes da ilha, incluindo palestras sobre saúde mental e o combate à ansiedade.

Para pessoas interessadas em ajudar, é possível fazer doações de brinquedos, como: bonecas, bolas de futebol e vôlei, jogos educativos e maquiagens, além de ajuda de custo com qualquer valor que será convertido para lanches e brincadeiras.

As doações podem ser realizadas no endereço em Belém, na Travessa Timbó, 1293, edifício Maria e Maria.