Nesta sexta-feira, 07, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizará mais uma edição do projeto ‘Uma Noite no Museu’. A programação é gratuita, promovendo a visitação nos Museus de Arte Sacra (MAS), do Círio, do Forte, do Estado (MEP) e da Imagem e do som (MIS), bem como, a Casa das Onze Janelas, Palecete Faciola, Cemitério Soledade e do Centro de Memória da Polícia Militar, a partir das 18h às 22h.
Confira a programação
A exposição do 13º Prêmio Diário de Fotografia permanece nesta edição, localizado na Casa das Onze Janelas e da Galeria Fidanza (MAS). O projeto, com o tema “Todo corpo em deslocamento tem trajetória” está sob a curadoria de Lívia Aquino, com obras de artistas selecionados no edital que atraiu mais de 300 participantes.
No MAS, será possível visitar o acervo de arte barroca, no qual inclui peças dos séculos XVIII e XIX, que retrata a história da Companhia de Jesus na Amazônia. Já na Igreja de Santo Alexandre, haverá uma apresentação do concerto musical “Duo Hominis”, em colaboração com a Fundação Carlos Gomes (FCG), às 19h.
A exibição da mostra “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, no MEP, no qual apresenta peças de 40 grupos indígenas da Amazônia. Ademais, haverá um espaço para feira de artesanato indígena. A instalação “Reflorestar o imaginário”, de Hal Wildson, está em cartaz no Forte. Por fim, no Cemitério da Soledade, a visita será guiada com a professora Ida Hamoy, já no Palacete Faciola, será visita ao memorial.
O Cineclube desta edição terá, além da exposição “Eternamente Eneida”, o Museu da Imagem e do Som exibirá o documentário “Tó Texeira: Violão Mestre”, no projeto Cineclube MIS, com o roteiro e a direção de Felipe Cortez, e consultoria do músico e pesquisador Salomão Habib. A exibição será no auditório Eneida de Moraes, às 19h.
O Preamar da Criatividade contará nesta edição com doze empreendedores comercializando na feira que ocorrerá das 17h às 21h, com o show Sabor Marajoara às 19h, na Praça da Fonte, anexa à Casa das 11 Janelas. Também será comercializado no local, produtos artesanais de cerâmica, com a temática “manualidade ancestral”.
*Matéria realizada com informações do Portal Agência Pará.