//////

Prosperidade em 2023: erveira do Ver-o-Peso indica banhos especiais para a virada de ano

Maria Loura é erveira no Ver-o-Peso há 35 anos e conta um pouco sobre os banho para um ano próspero.

UFA, 2022 está em seus últimos momentos. Para fechar esse ano cheio de fortes emoções, muitos paraenses vão até a feira do Ver-o-Peso, a maior feira livre a céu aberto da América Latina, em Belém, atrás dos tradicionais banhos de ervas que, segundo as erveiras, afastam a inveja e atraem prosperidade para o próximo ano.

Os banhos são colocados em garrafas, mas também tem quem curta levar para casa a matéria-prima e preparar o próprio banho em casa. Pensando nessa tradição paraense, o BT foi conversar com a Maria Loura (@marialoura_), erveira há 35 anos no Veropa, e presidente da Associação das erveiras e erveiros do ver-o-peso, que contou um pouco sobre os banhos especiais de fim de ano. 

São vário tipo, entre eles, o banho macerado de ervas, no qual são usadas ervas frescas. Nele, são separadas as folhas, talos, flores, enfim, o que for necessário em um recipiente para o banho. Este banho, Maria Loura prepara no Alguidar, recipiente redondo, que serve para, entre outras funções, lavar e amassar as ervas.

Banho macerado das ervas no alguidar. Foto: arquivo pessoal Maria Loura

Também faz sucesso no Veropa o kit de ano novo, que vem com duas garrafas, uma com o banho de descarrego e outra com o banho de cheiro (que geralmente é tomado durante a virada do ano, para prosperidade, saúde), carregado de energias positivas.

Vidrinhos de perfumes, cones de defumação e velas indianas também estão disponíveis no Veropa e são a sensação para quem quer passar o ano com boas vibrações.

São muitas as opções para quem quer atrair saúde, amor, dinheiro, prosperidade, e todas muitas outras boas energias que se desejam na virada do ano.

Os kits? Disponíveis no Ver-o-peso, em barracas como a da Maria Loura com média de valores entre R$10,00 (perfumes em vidrinhos, e defumações) e R$ 40,00 no caso dos kits.

I O BANHO?

Comece pelo banho de descarrego, que leva ervas como abre caminho, chega-te a mim entre outras. Ele deve ser feito após o banho normal, de preferência antes da meia-noite do dia 31, do pescoço para baixo, e pense no que deseja banir de sua vida.

Ainda tem banhos como o de “chama”, o qual uma tradição paraense diz que deve ser feito à meia-noite, da cabeça aos pés, secando naturalmente. E por fim, o banho de cheiro que não deve ser limpo com a toalha, e sim, secano naturalmente como os anteriores.

O mais importante é focar nas energias positivas: Enquanto joga o líquido no corpo, mentalize energias boas ou faça orações.

Já quanto as defumações, elas tem que ser feitas de dentro para fora da casa, expulsando energias negativas.

E ai, ta pronto para a virada do ano?