/

Manifestantes protestam em SP, RJ e Brasília contra PL da Gravidez Infantil

Manifestantes protestam em SP, RJ e Brasília contra PL da Gravidez Infantil

Manifestantes protestam na noite desta quinta-feira (13), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) contra o projeto de lei que equipara o aborto ao crime de homicídio. Também há protestos em Brasília, no Rio de Janeiro, e em outras capitais brasileiras.

Os gritos de guerra eram direcionados ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que fez uma votação relâmpago nesta quarta-feira (12), e aprovou a tramitação em regime de urgência. Com isso, o projeto será votado diretamente no plenário da Casa sem passar por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto.

  • provoque o aborto em si mesma ou consente que outra pessoa lhe provoque; pena passa de prisão de 1 a 3 anos para 6 a 20 anos
  • tenha o aborto provocado por terceiro com ou sem o seu consentimento; pena para quem realizar o procedimento com o consentimento da gestante passa de 1 a 4 anos para 6 a 20 anos, mesma pena para quem realizar o aborto sem consentimentos, hoje fixada de 3 a 10 anos.

Lira declarou a matéria aprovada depois de 23 segundos de maneira simbólica. Os manifestantes gritam: “Fora, Lira!” Os cartazes diziam “Criança não é mãe!”.

Os manifestantes, em sua maioria mulheres, interditaram a Avenida Paulista, em frente ao Masp, no sentido Consolação, em SP. Às 18h45, todas as faixas estavam ocupadas.

Protesto em SP contra PL da Gravidez Infantil.
Protesto em SP contra PL da Gravidez Infantil. Imagem: Reprodução Rede Globo

No Rio de Janeiro também houve protestos contra o projeto na Cinelândia.

Protesto no Rio de Janeiro contra PL da Gravidez Infantil. Em SP também houve.
Protesto no Rio de Janeiro contra PL da Gravidez Infantil. Foto: Mídia Ninja