/

PSB deixa base aliada do Psol e prefeitura exonera três secretários

O embate político entre PSOL e PSB aconteceu nesta sexta-feira, 11 — Foto: reprodução/ web

Na última sexta-feira (11), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou sua saída da base aliada do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), em Belém. A decisão veio após uma série de negociações, culminando na demissão de três membros filiados ao PSB que ocupavam cargos na administração municipal. As informações são do Portal Opinião em Pauta.

José Francisco, secretário de Turismo, Deivison Alves, secretário de Urbanismo, e Patrick Oliveira, Administrador Regional de Outeiro, foram exonerados de seus cargos no Diário Oficial do Município de sexta-feira (11). Os três eram membros do PSB e ocupavam posições estratégicas na gestão municipal.

CÁSSIO ANDRADE (PSB)

Cássio Andrade é presidente do PSB Pará e titular na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) Foto: reprodução

A saída do PSB da base aliada ocorreu após uma reunião entre o ex-deputado e presidente do partido, Cássio Andrade, dirigentes do Psol e representantes do governo Edmilson. Segundo fontes do Portal, a cúpula do governo estava preocupada com a falta de manifestação pública de apoio à reeleição do prefeito por parte do PSB, enquanto outros partidos da aliança já haviam se pronunciado a favor.

EDMILSON RODRIGUES (PSOL)

Edmilson Rodrigues é o atual prefeito de Belem e pré-candidato para as eleições 2024 Foto: reprodução

Membros do Psol lamentaram a decisão do governador e de Cássio Andrade, destacando que a atitude enfraquece a base de apoio do presidente Lula no Pará e tenta asfixiar as forças de esquerda. Além disso, houve críticas à postura de Cássio, que teria feito exigências para apoiar o Psol no segundo turno das eleições.

Em nota, o PSB confirmou que após reunião com todos os membros da direção estadual do partido, decidiu por unanimidade não integrar mais o grupo da atual gestão da prefeitura de Belém.

Nos bastidores, especula-se que o PSB poderá ser recompensado com outros espaços no governo estadual e até mesmo indicar o vice na chapa de Igor Normando. Nomes como o de Cássio Andrade e do vereador Gleisson Oliveira são cogitados para a posição.

Enquanto isso, o prefeito Edmilson Rodrigues já nomeou os substitutos dos três exonerados: Lélio Costa assume a Secretaria de Urbanismo, Inês Silveira a Secretaria de Turismo e Franklin Cordovil a Administração Regional de Outeiro.

Leia mais: btmais.com.br