Na noite de sábado, 17, o PSOL anunciou a decisão de que irá integrar a base do governo Lula no Congresso Nacional, mas que não aceitará nenhum cargo. Segundo a Deputada Federal do Pará Vivi Reis, a decisão é uma forma de “enfrentar a extrema direita e defender medidas progressistas do governo” sem aceitar de cargos que possam confundir “com a velha política”.
Vivi ainda falou sobre a decisão que implica não fazer parte do bloco parlamentar que apoiará a decisão de reeleger Arthur Lira como presidente do Congresso. “Uma decisão que preserva nossa autonomia e a liberdade de posicionamento contra medidas que ataquem o povo trabalhador”, disse a deputada.
A vereadora e Deputada Estadual eleita Lívia Duarte também comentou a decisão. Ela disse que defendeu o posicionamento escolhido pelo partido. “Seguimos na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros”, disse.
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, também falou sobre a decisão do partido. “Decidimos que o melhor lugar para o PSOL ajudar o governo a dar certo é nos movimentos sociais, onde combateremos a extrema direita e lutaremos pelo programa eleito nas urnas, sem ocupar ministérios. Nosso apoio a Lula não está condicionado a cargos”, afirmou.