////

‘Quando se reúne os presidentes de países ricos, os indígenas não existem’, diz Lula

Nesta quinta-feira, 17, o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seguiu cumprindo campanha na COP 27, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução.

Lula se reuniu com representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática. No discurso, o petista falou sobre a responsabilidade na reunião. “Participo muito da vida política há 50 anos, mas eu nunca participei de uma reunião que me transferisse tanta responsabilidade como essa reunião de agora”, disse.

E seguiu: “Eu não tenho representatividade para representar os anseios de todos os povos indígenas dos cinco continentes. Não tenho sequer o conhecimento profundo de cada nação indigena no seu país. Mas eu me comprometo com vocês, porque eu participei de toda reunião do G8 e do G20 enquanto presidente da República e a coisa que eu mais sentia é que não se falava dos problemas da sociedade nessas reuniões”, afirmou Lula.

O futuro presidente do Brasil afirmou que pobres não são pautas em reuniões de países ricos. “Quando se reúnem os presidentes dos países ricos, as pessoas pobres não existem, os indígenas não existem, os negros não existem, a periferia não existe. Porque esse não é um assunto levado para a mesa de discussão”, disse Lula.

VEJA:

Vídeo: Globonews