//

Saiba quanto vai custar a passagem nos ônibus elétricos com ar-condicionado e Wi-Fi, em Belém

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou ao BT que a partir da suspensão da medida cautelar imposta pelo Tribunal de Contas do Municípios do Pará (TCM-PA), a Prefeitura de Belém pode iniciar a instalação dos carregadores, o treinamento dos motoristas e testes fora do terminal Mangueirão e com passageiros, para finalmente colocar para rodar os novos ônibus elétricos com Wi-Fi e ar-condicionado.

ÔNIBUS EM FASE DE TESTES

Segundo a Semob, essa primeira licitação prevê a contratação de 10 ônibus elétricos e cinco carregadores para os referidos veículos, sendo que cinco unidades foram entregues no dia 2 de julho de 2024. Com a revogação da medida cautelar, a autarquia pode retomar o processo para o recebimentos dos cinco ônibus restantes e iniciar o processo licitação para a compra dos 20 ônibus elétricos que faltam e os 183 à diesel, com baixa emissão de poluentes, que comporão a frota municipal, totalizando 213 ônibus.

No momento, existe um ponto de recarga implantado no Terminal Mangueirão, suficiente para recarregar os cinco ônibus que já estão em fase de teste na cidade.

“Os testes com os ônibus fora do terminal Mangueirão começaram a partir do sábado, 07 de setembro, e continuaram na semana seguinte, no período de 9 a 12 de setembro. Esse teste teve como objetivo a análise do desempenho dos ônibus quanto à duração da bateria e ao tempo de percurso. Até o presente momento, a Semob iniciou os testes com passageiros, para testar os horários e capacidade de transportados e, principalmente, validar a operacionalização da primeira linha, que é expressa, pela canaleta do BRT, conectando os terminais Mangueirão e São Brás, bem como, para avaliar a implantação de outros serviços”, destacou o órgão.

Imagem reprodução: Ascom Semob.

QUANTO VAI CUSTAR A PASSAGEM?

O valor da tarifa é a que está em vigor, de R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia e com direito às gratuidades previstas em lei.

Ônibus elétricos estão em fase final de testes na capital. Imagem reprodução: Ascom Semob.

Leia mais: btmais.com