Que os produtos alimentícios estão em alta não é novidade para ninguém. Até setembro, a inflação dos alimentos se tornou a maior desde o início do Plano Real. E, por isso, muitas famílias brasileiras passaram a buscar alternativas para lidar com o cenário atual.
E a família Scheffer é uma desses casos. Moradores de Chapecó, em Santa Catarina, eles decidiram tomar uma atitude no mínimo inusitada para fugir da alta do preço do leite que, no município em que vivem, chegou a custar R$ 8. Comandados por Maria Isabel da Rosa Schefffer, a família comprou uma vaca para que pudessem consumir o próprio produto.
Segundo Maria Schefffer, a decisão foi tomada levando em consideração o preço e a qualidade do produto. “O aumento no preço e também a pureza do leite, sem produto químico, foram o que motivaram a nossa decisão”, disse.
Belina, como a vaca foi batizada, vive no sítio da família e é cuidada por Maria Schefffer e o marido, Gênio Scheffer. O mamífero custou R$ 1,2 mil e produz até 10 litros por dia, aproximadamente.
Com o leite retirado da vaca, a família consegue separar o que é para consumo direto e ainda usa uma quantidade para a produção de outros derivados, como pão de queijo, bolos, bolachas para consumo próprio.