Nesta segunda-feira, 22, o Jornal Nacional deu início às entrevistas com os candidatos à Presidência das eleições de 2022. O primeiro entrevistado foi o candidato Jair Bolsonaro (PL), que falou com William Bonner e Renata Vasconcellos sobre sistema eleitoral, pandemia, economia, Amazônia, entre outros assuntos.
SISTEMA ELEITORAL
Ao ser perguntado sobre as motivações por trás dos ataques ao sistema eleitoral brasileiro – incluindo xingamentos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – e se queria criar um ambiente que permitisse um golpe, Bolsonaro desconversou e afirmou se tratar de fake news que tenha xingado ministros do STF. “Você [Bonner] não tá falando a verdade quando fala ‘xingar ministros’. É uma fake news da sua parte. Eu quero é transparência nas eleições. É aquela pergunta que eu sempre faço, se você pode botar uma tranca a mais na sua casa para evitar que ela seja assaltada, você vai fazer ou não? Então esse é o objetivo disso que eu tenho falado sobre o Tribunal Superior Eleitoral.”, afirmou.
O atual chefe de Estado continuou, e relembrou a auditoria solicitada pelo PSDB nas eleições de 2014. “O PSDB duvidou da lisura das eleições e contratou uma auditoria. E a conclusão foi de que as urnas são inauditáveis. Em 2018, houve uma denúncia de fraude, e a senhora Rosa Weber determinou que fosse aberto inquérito pela Polícia Federal para apurar. E quem informou para a PF o que eu vou falar aqui foi o Tribunal Superior Eleitoral. Em uma das páginas do inquérito, assinada pelo chefe do T.I do TSE, que hackers ficaram por oito meses dentro do TSE, inclusive com a senha de um ministro. Nós só queremos evitar que dúvidas pairem nas eleições deste ano”, disse Bolsonaro.
William Bonner reforça que o sistema eleitoral é defendido por diversos órgãos públicos e relembra, ainda, que Bolsonaro xingou, de fato, um ministro do STF (Alexandre de Moraes) de ‘canalha’. Em resposta, Bolsonaro minimizou: “Você falou [que eu xinguei] ministros. Foi um ministro [xingado], em específico”, admitiu.
Sobre a atuação das Forças Armadas nas eleições, Bolsonaro afirma ter certeza que as eleições serão limpas e transparentes. “Teremos eleições. O ministro Alexandre de Moraes acabou de assumir e tenho certeza que ele vai conversar e chegar a um bom termo nessa questão das eleições. Agora, precisei provocar para que chegasse a esse ponto. Pode ter certeza que vão ter eleições limpas e transparentes”, disse.
VEJA O TRECHO QUE BOLSONARO FALOU SOBRE O SISTEMA ELEITORAL: