Nesta quarta-feira, 22, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), visitou o Quilombo do Abacatal, na zona rural do município.
O quilombo está localizado em um território histórico localizado às margens do Igarapé Uriboquinha, um dos braços do Rio Guamá. Durante a visita, foi reafirmado o compromisso de investir em políticas públicas que valorizem essa rica cultura e promovam igualdade racial na região.
O prefeito foi até o local para ouvir as demandas que a comunidade reivindica, no qual ele destacou que “A reunião foi muito proveitosa, onde a gente pode observar e ouvir deles – comunidades tradicionais e originárias – as principais demandas da comunidade. Agora vamos trabalhar juntamente com as demais Secretarias e com a Secretaria de Direitos Humanos para que a gente possa trazer políticas públicas de qualidade para serem atendidas aqui”, disse o prefeito.
Quilombola de Abacatal
Com mais de 300 anos de história e lar de mais de 150 famílias, o quilombo é um símbolo de resistência e preservação cultural, ligado aos antigos engenhos de cana-de-açúcar. Demarcado em 1999 pelo Instituto de Terras do Pará, o Abacatal mantém viva a herança quilombola.