///

Racismo Religioso: Homem ameaça membros de religião de matriz africana com facão em Ananindeua

Intolerância religiosa. Um vídeo postado na noite de ontem (23), mostra um homem, que não foi identificado, ameaçando religiosos de matriz africana. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, na Cidade Nova VIII Tv. We 46 em Ananindeua.

Os membros religiosos estavam em uma obrigação do terreiro de candomblé Ile Axe Omi Ofa Lewa em uma rua da Cidade Nova 8, quando foram ameaçados.

Nas imagens é possível ver o homem com um facão na mão aos gritos ofendendo as pessoas na rua. 

Quando o autor do vídeo se aproxima do homem, ele exibe um facão e afirma que pode ser filmado. “filma aqui, filma aqui!” Exibindo o facão.

O homem diz que as pessoas estão “jogando coisas” na porta de sua casa. O líder religioso explica que eles estão em uma rua pública. 

O homem com o facão  repete várias vezes que “a rua não é lixo”. Referindo-se às pessoas de forma preconceituosa.  

Ao pedir respeito por parte do homem, o líder religioso é ofendido com palavrões e afirma que os membros eram “um bando de demônios que querem fazer o mal”, e repetindo mais termos ofensivos.

Segundo as pessoas ameaçadas pelo homem, ele também teria jogado água podre nos Orixás.

As vítimas do ato de racismo religioso afirmam que já estavam providenciando o boletim de ocorrência.

“Esse é o sistema que nos mata, nos agride e tenta apagar nossa história e nossa ancestralidade!
Não vamos nos calar, vamos continuar na luta pelo respeito à nossa religião e vamos continuar na luta contra o racismo! Racismo Religioso é crime!” Afirma Isadora Carvalho que postou as cenas em suas redes sociais.