O BT perguntou em nossas multiplataformas qual era o melhor mingau de Belém segundo os nossos segundos e eles deram a letra respondendo: “o da minha mãe” “o da minha avó” “o da minha família”.
Sim, a gente sabe muito bem que o tempero de família é único e por isso mesmo resolvemos ouvi-los sobre as receitas especiais das suas famílias, afinal, o sabor do afeto é o único capaz de te fazer voltar no tempo e se sentir acolhido.
Então, vamos retomar o nosso quadro, Receita de família, e mostrar qual é a receita especial que tem um tempero único.
Hoje a gente te apresenta os segredos do mingau de milho da dona Joana Azulino, que tem 70 anos muito bem vividos e sempre reúne a família para comer esse famoso mingau que ela aprendeu a fazer aos 19 anos em Santarém, sua terra natal.
Bora voltar no tempo? Dona Joana contou para o BT que aprendeu a receita no Clube de mães, um barracão comunitário de Santarém, aos 19 anos. O local foi substituído ao longo dos anos e hoje no endereço funciona uma igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Ela também contou que a receita já virou tradição na família e sempre aparece nas reuniões com as pessoas que mais ama. “Sempre saboreamos em nossa família, não tem data para experimentar”, contou.
Mas apesar de ser um prato frequente, ela explica que durante as festas juninas o famoso mingau sempre é feito principalmente em homenagem ao santo, São João, e também em homenagem a seu companheiro de toda a vida, o seu João Batista, que hoje já é falecido. A receita pode ser simples, mas é especial e com sabor único para suas filhas, Juci e Júcia e com toda a família, como o netinho Sérgio.
Inclusive, dona Joana nos contou que conhece a receita como mungunzá, outro nome conhecido do nosso adorado mingau de milho.
Mas vamos de receita? A dona Joana te conta como fazer um mingau de milho (ou mungunzá) incrível para fazer uma fogueirinha e aproveitar as festividades do mês mais gostoso do ano.
INGREDIENTES:
1/2 Milho branco
2 cocos ralados
2 latas de leite condensado e a mesma medida de leite bem grosso.
2 latas de creme de leite
1 pitada de sal
E açúcar se necessário.
Ela conta que também usa algumas folhas de canela, pois dá um aroma especial.
MODO DE PREPARO:
Colocar de molho o milho de um dia para outro, isso ajuda a deixar os caroços mais macios.
e em seguida cozinhar. coloque milho, uma pitada de sal e um pouquinho de açúcar para penetrar os sabores. Não esqueça das folhas da canelas.
Quando o milho estiver bem macio, colocar os demais ingredientes e servir com canela em pó por cima.
Anotou tudo? Então faz a receita e contra pra gente se curtiu.
Em breve a gente te conta mais uma receita especial de família.