Todas as vezes que o BT lança nas multiplataformas as nossas listas do “Melhor de Belém”, recebemos o comentário: “O da minha família é melhor” e sabemos o quanto o tempero de família é único. É o sabor capaz de te fazer voltar no tempo e se sentir acolhido. Pensando nisso, soltamos o questionamento: Qual a melhor receita da sua família? A que ninguém faz igual? E claro, vocês arrasaram nas respostas.
Entre os comentários super legais de receitas e carinho de família, escolhemos a receita da dona Chica, de 87 anos.
A história cheia de simplicidade e carinho, contadas através das palavras de sua filha, Francy Rocha, encantou o BT, pois muito além de um prato, o que vem acompanhado de cada receita é apenas um sentimento: Amor. É o sabor que ninguém mais é capaz de reproduzir.
“Francisca é de uma geração onde a mulher precisava se dedicar à casa e aos filhos. E fez isso com muita maestria, uma cozinheira de mão cheia, como diziam. Destaca-se pela simplicidade das receitas cotidianas que ficam na memória, e rendem excelentes histórias.”, contou Francy.
O mais legal das receitas de família, são as histórias e as lembranças que as acompanham. E quando o sabor vem acompanhado de uma lição?
“O mais interessante é que um simples arroz me ensinou que é possível deixar nossa marca no coração das pessoas sabendo usar com sabedoria o que temos a disposição.”, contou Francy sobre a mãe.
“O arroz da Chica, aparentemente, não tem nada de especial, é muito simples de fazer, mas ninguém consegue fazer igual. Todos que experimentam, ficam admirados com aquele arroz “soltinho”, até parece que foram cozidos um a um.”, contou Francy e olha… fazer arroz solto é quase uma habilidade ninja.
“Quando há reuniões ou festas de família, sempre pedem para ela fazer o arroz. Até dizem, que quem conseguir fazer um arroz igual ao dela, pode se considerar um Chef.”, disse a filha orgulhosa.
Mas bora de receita? A dona Chica te conta como fazer um bom arroz e ficar longe do prato “unidos venceremos”.
RECEITA:
Uma medida de arroz (não lavar)
Dois dentes de alho, amassados
Óleo
Sal a gosto
Uma colher de manteiga.
I O PREPARO?
Dona Chica também te conta:
Em uma panela, de preferência de ferro, colocar o óleo. Quando estiver quente dourar o alho, e acrescentar o arroz, misturar e deixar o arroz aquecer um pouco.
Acrescentar água, cobrindo completamente o arroz, deixar cozinhar com a panela tampada.
Quando a água secar, deve misturar o arroz, e deixar terminar de secar, com a panela semi tampada.
Quando apagar o fogo, é preciso misturar novamente, e colocar uma colher de manteiga.
E ai, curtiu? Conta nos comentários.