O governo do Estado assinou a ordem de serviço para a construção de dois novos viadutos na região metropolitana de Belém. Os equipamentos serão construídos na BR-316 com a Alça Viária e com a avenida Independência.
As obras custarão no total R$ 33.797.389,45 e têm previsão de conclusão em quatro meses. O Consórcio Obras Integradas será o executor da obra.
MUDANÇAS
Os viadutos serão de concreto armado e vão atravessar a rodovia com seus 60 metros de extensão. Eles terão mão dupla, ou seja, o viaduto da Independência possibilitará que o condutor que vier pela BR-316, no sentido Belém-Marituba, possa acessar a Independência e o condutor que vier pela Independência possa pegar a BR-316 sentido saída da capital.
Já o viaduto da Alça Viária possibilitará que os motoristas que estiverem trafegando na BR-316 no sentido Marituba-Belém possam entrar na Alça Viária e os que estiverem saindo da Alça Viária consigam seguir para Belém de forma mais prática.
“Hoje é um dia importante para as ações que estamos fazendo para melhorar a mobilidade na região metropolitana. Estamos assinando essa obra dos viadutos que deverão estar prontos em 2025. Não vamos fazer interferências na BR para não criar tumulto na vida das pessoas. São dois novos viadutos, que somam com o viaduto da Ananin. Outra obra importante que já está em fase avançada e a que vamos iniciar em 2024: a Avenida Liberdade, que vai sair do lado da UFPA e vem margeando a BR, passando pelo lado de fora da Guanabara, Águas Lindas, Pato Macho, saindo na Alça Viária, com 13 km de avenida expressa”, afirmou o governador Helder Barbalho.
O chefe do executivo falou da importância das obras do BRT Metropolitano. “Essas obras do BRT complicam um pouco a vida de quem mora na região metropolitana. Moro em Ananindeua e todo dia enfrento esse mesmo dilema. O fato é que nunca foi feita um obra dessa natureza e não se criou alternativa para fazer isso. Era necessário fazer. Quando iniciamos, tínhamos a informações que projeto estava pronto, mas tinham muitos problemas que precisavam ser cumpridos. Atrasou o prazo. O fato é que hoje a obra está trabalhando de manhã, tarde e noite, com 1.500 trabalhadores. Estamos comprando 265 ônibus novos com ar condicionado, Wi-Fi para a população” afirmou o ainda o governador.
MOBILIDADE
A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos. A construção dos viadutos vai melhorar a condição do acesso à rodovia por quem trafega pela Independência e Alça Viária.
“Apesar de não integrarem as obras do BRT Metropolitano, os novos viadutos serão importantes para a operação do sistema, servirão para dar mais segurança nos cruzamentos e permitirão mais fluidez no tráfego de veículos pela região metropolitana”, afirma Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.