/

Mês das mães: relembre 10 personagens incríveis que representam a maternidade na ficção

O dia das mães, comemorado no dia 12 de maio, está cada vez mais próximo e uma coisa que se alimenta muito do significado da maternidade são as produções do cinema e da televisão

Por isso, a equipe de cinéfilos e nerds especializada do BT reuniu algumas mães da ficção que representam muito bem esse papel único e especial.

CONFIRA ALGUMAS DAS MÃES MAIS MARCANTES:

Dona Hermínia – Minha Mãe é Uma Peça

A representação fiel de uma mãe brasileira

Quem nunca tomou aquela chamada da mãe por fazer algo perigoso, mas quando se machucou recebeu aquele tratamento especial que só as mães surtadas sabem oferecer. É isso que a dona Hermínia, interpretada pelo ator e humorista Paulo Gustavo, retratou de maneira perfeita. Podemos dizer que ela é a essência do que é ser mãe de crianças atentadas, mas ama de maneira incondicional. 

Molly Weasley – Harry Potter

A mãe que acolhe 

Molly Weasley tem pulso firme para cuidar de todos os seus filhos, principalmente do Harry, que acaba tendo uma grande figura materna na matriarca da família de seu melhor amigo. Durante toda a saga, ela mostra a que veio, sendo carinhosa e forte quando necessário. Em um dos momentos mais marcantes dos filmes, quando ela demonstra todo seu instinto protetor de mãe ao defender sua filha de Bellatrix Lestrange. 

A saga de filmes do menino bruxo está disponível no streaming Max

Rochelle – Todo Mundo Odeia o Chris 

Te mata mas te ama

Que nunca viu em sua mãe uma Rochelle da vida, que atire a primeira pedra. A mãe que moveria montanhas para te ver realizando seus sonhos, mesmo com o marido tendo dois empregos, ela não fica para trás na hora de organizar a casa com três crianças bagunceiras.

A série está disponível no streaming Max e Star+

Joyce Byers – Stranger Things

Eis um exemplo onde o amor de uma mãe supera barreiras, até aquelas que separam dimensões. Joice Bayes é um exemplo de como os sentimentos e ligações de uma boa mãe com seus filhos podem valer a pena. Até porque ela sentia que seu filho estava vivo e nunca perdeu a esperança de encontrá-lo.

Contra todas as probabilidades e sendo taxada de louca, ela não desistiu, nem por um momento até encontrar Will. Seu drama vai além quando ela se vê com um filho possuído por uma entidade maligna, mesmo assim não saiu do lado de seu amor nem por um instante. 

A série está disponível na Netflix

Sally Jackson – Percy Jackson e os Olimpianos 

Sendo mãe do heroi da saga, Sally Jackson não poupou esforços para fazer com que seu filho se sentisse acolhido. Fazendo um paralelo com mãe que cuida de filhos atípicos, ela se dedicou para fazer com que Percy tivesse uma vida “normal”, seja o incentivando em momentos de tristeza, ou o deixando calmo em momentos de medo e dúvida. A mãe de Percy chega a se sacrificar em um relacionamento abusivo para proteger o próprio filho, sendo uma verdadeira heroína na história. 

Percy Jackson e os Olimpianos está disponível no Disney+

Martha Kent – O Homem de Aço

Falando em esperança, um dos maiores ícones da cultura pop não pode se tornar quem é sem um grande exemplo. É esse o papel de Martha Kent na criação de Clark Kent, sendo uma mãe acolhedora e dedicada, sempre representando o coração e um lar para uma criança que não vê lugar no mundo em que vive, que se sente rejeitada e diferente. 

A mãe do Superman demonstra diversas vezes que ser uma super-mãe é também ser um grande porto seguro para sua família. PS. “Salve a Martha”.

O filme está disponível no streaming “Max”. 

Georgia Miller – Ginny e Georgia

Representando muitas mulheres que entram no mundo da maternidade mais cedo do que o esperado, Georgia teve sua primeira filha quando ainda era uma adolescente e passou por poucas e boas para tentar manter a família, trabalhando em diferentes cidades como mãe solo. É inegável que ela é uma mãe que faria qualquer coisa pela felicidade dos filhos. 

A série está disponível na Netflix

May Parker – Homem Aranha

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, mas, ensinar isso a um menino abandonado pelos pais não é uma tarefa fácil. May Parker entra na lista de personagens que representam a maternidade de maneira mais filosófica e sentimental, sendo uma luz no fim do túnel para seu sobrinho, o qual cria como sendo um filho. 

A figura materna do Homem-Aranha é retratada nos filmes e outras mídias como uma guia para o heroi, dando conselhos, o encorajando e até mesmo o lembrando de que ele não está sozinho.

Marge Simpson – Os Simpsons

A dona de casa mais atenciosa de Springfield está sempre ao lado dos três filhos, além de evitar alguns problemas que o marido acaba causando durante a série na solução dos mais variados problemas. Quando Marge não está cuidando dos filhos,  Bart, Lisa e Maggie, arruma tempo para pôr Homer na linha.

Todas as temporadas de Os Simpsons podem ser vistas no Star+

Dona Nenê – A Grande Família

Essa família é muito unida, mas quem a mantém tão juntinha assim? A responsável por isso é uma das verdadeiras representantes da mãe brasileira, Irene Silva, mais conhecida como Dona Nenê.

A personagem de Marieta Severo foi responsável por unir um grupo familiar tão diferente entre si, seja acalmando a raiva de Lineu (Marco Nanini), ajudando seu genro Agostinho (Pedro Cardoso), ou cuidando de seus filhos Bebel (Guta Stresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho). 

Atualmente, todos os episódios podem ser vistos no Globoplay.