//

Residencial de luxo de Ananindeua é alvo de operação do Ministério Público

Na manhã desta segunda-feira, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), realizou uma operação em Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em onze endereços, além de bloqueio e sequestro de bens, e afastamento de funções públicas de servidores suspeitos de participarem de um esquema delituoso no Instituto de Assistência do Servidor Público do Estado do Pará (Iasep).

Operação do MP visita 11 endereços na região metropolitana de Belém.

A OPERAÇÃO

A investigação apura a atuação de servidores públicos e um empresário, dono de um hospital em Ananindeua, em um esquema de desvio de dinheiro público que teria ocorrido entre 2019 e 2023. Segundo as informações recebidas pelo Gaeco, o esquema consistia em favorecer o hospital por meio de manipulação, ausência e falsificação de auditorias das contas médicas apresentadas, resultando em pagamentos superfaturados por serviços não prestados ou cobrados acima do valor real.

Na semana passada, o BT antecipou a mobilização da operação com exclusividade:

O Gaeco também identificou que a interlocução entre os servidores do Iasep e o proprietário do hospital contava com a participação de um servidor público cedido pelo Estado para o município de Ananindeua. Após receber as informações preliminares, o Iasep respondeu às indagações e apresentou documentação comprobatória, que foi utilizada para subsidiar as medidas cautelares.

Durante a operação, foram apreendidos documentos que podem estar relacionados aos fatos investigados. A busca pelo patrimônio dos investigados para cumprimento da ordem de bloqueio e sequestro de bens está em andamento, assim como a comunicação de afastamento de funções públicas dos envolvidos, que mesmo exonerados do Iasep, continuaram em funções públicas em outros órgãos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)

Leia mais: btmais.com