O filme Retratos Fantasmas, do diretor Pernambuco Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024. A decisão foi divulgada nesta terça-feira, 12, pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
O longa é um documentário e tem os cinemas de rua de Recife (PE), terra conde nasceu, como tema central, mas a obra também fala sobre a transformação acelerada dos centros urbanos.
“Retratos Fantasmas” estreou no Festival de Cannes, em maio deste ano, e fez sucesso também no 51º Festival de Cinema de Gramado, em agosto. O filme foi resultado em um trabalho de sete anos de pesquisa e dedicação do diretor que ficou nacionalmente conhecido com obras como “Bacurau”, “O som ao redor” e “Aquarius”.
O longa concorreu com outros 27 filmes pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, entre eles, os filmes “Noites Alienígenas”, “Angela” e “Nosso Sonho”, que é a cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha. “Retratos Fantasmas” tentará uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional na maior premiação de cinema do mundo, o Oscar.