//

Roberto de Carvalho se emociona ao falar sobre Rita Lee: ‘Até o fim, ela nunca quis partir’

O “Fantástico”, da Rede Globo, fez uma edição especial marcada por homenagens para a rainha do rock, Rita Lee, que morreu na noite da última segunda feira, dia 8, em sua casa, em São Paulo, aos 75. Em uma entrevista especial, o músico e viúvo da cantora, Roberto de Carvalho, de 70 anos, falou sobre o relacionamento de 46 anos com a companheira e sobre seus últimos momentos de vida.

Emocionado, roberto chorou ao falar da saudade de Rita Lee. A artista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, e vinha fazendo tratamentos contra doença desde então.

“A Rita é considerada um milagre pelos médicos que cuidaram dela. Ela foi fazer os exames e viu que se tratava de um tumor, mas já num estágio avançado e com metástase. Os médicos previram uma sobrevida de 3 a 4 meses”, contou o músico. “Ela encarou o negócio com um estoicismo… Fez quimioterapia várias vezes, radioterapia. Momentos muito sofridos”, Afirmou o companheiro de Rita que permaneceu ao seu lado até o fim.

Roberto também contou que um dos três filhos do casal, João, voltou a morar com os pais para acompanhar o dia a dia da mãe durante seu tratamento. “Nós dois que tomamos conta da situação toda e a gente procurou se informar o máximo”, disse o instrumentista.

ÚLTIMOS MOMENTOS DE RITA:

Pouco antes e morrer, Rita ficou debilitada e morreu ao lado da família em casa: “Ela perdeu o cabelo, a capacidade de andar, a capacidade de pensar. Entretanto, os momentos finais dela foram de uma leveza, uma calma, uma doçura. Nós estávamos todos, a gente montou o quarto de hospital. E a última fase na cama, ela parecia uma criancinha, um passarinho. A respiração foi parando. Ela foi em paz”, disse ele, que ainda falou sobre a dor de vê-la partir. “Ela queria viver, não queria partir. Sempre teve um monte de coisas, planos de escrever, fazer música. Eu dizia que queria trocar de lugar com ela porque ela tinha muito mais coisa para fazer do que eu. Eu dizia: eu vou e você fica”.

‘MANIA DE VOCÊ’ ERA A MÚSICA FAVORITA DO CASAL

Roberto de Carvalho chora ao lembrar de Rita Lee

Roberto chorou ao relembrar a criação da música “Mania de Você”, favorita do casal. Rita já tinha contado em entrevistas que o casal compôs “Mania de Você” logo após transarem.

“O ‘Mania de Você’ foi feita com violão, a gente estava na cama, numa paixão louca e aí consumou a paixão louca e peguei o violão e comecei a tocar. E ela do meu lado pegou o caderninho e… água na boca. Frases. E aí eu fui completando a música. Lá lá lá…”, conta Roberto emocionado.

“Não tenho pretenção de que fique fácil. Fico triste, mas fico bem. Foram coisas tão maravilhosas. Os últimos tempos foram muito difíceis”, completou o músico enquanto chorava.

47 ANOS JUNTOS:

Sobre o relacionamento com Rita, Roberto disse “47 anos atrás que a gente se encontrou pela primeira vez e eu sou extremamente atento e feliz por ter estado sempre por perto de uma pessoa tão iluminada, cheia de vida, alegria, luz. Um grande privilégio. Nos tornamos cara metade. Não posso dizer a Rita e o Roberto, o Roberto é a Rita, e a Rita é o Roberto. Tanto em vida quanto em morte”, disse ele. Eles se casaram em 1996, após quase 20 anos juntos e três filhos. 

A VIDA LONGE DOS PALCOS:

Rita e Roberto deixaram os shows e apresentações públicas e foram viver juntos em um sítio: “Mais de 15 anos que a gente se aposentou da vida nos palcos, das turnês, nas viagens, e a gente se isolou no sítio que a gente procurou com muito cuidado e carinho. E a Rita sempre teve uma vontade enorme de viver no mato, ter os bichos dela. E eu sou ligado em jardim, em plantas. Eu sou um cara que sempre quis casar com uma mulher, ter três filhos homens, cultivar uma família, para isso eu precisava encontrar a mulher perfeita e eu tive a sorte de encontrar. Ela tinha o sonho de ter filhos, mas não era tão explícito assim. Quando a gente se encontrou, a gente não se encontrou com a clareza de que aquilo ia virar aquilo que virou”, relembrou.

PEDIDO DE RITA:

Roberto contou que insistiu em dar entrevista ao Fantástico, mesmo emocionado, atendendo a um pedido de Rita: “Ela era uma pessoa espetacular, única. Ela que falou para eu fazer a entrevista, por isso eu quis insistir. Ela adorava me ver falando. Porque eu sou tímido. A Rita era muito tímida também, mas ela tinha uma personalidade que, quando ela estava exposta, ela não era nada tímida. Muito elegante, falando baixo, ‘por favor’, ‘com licença’… Essa era a Rita”

RECADO PARA A AMADA:

Ao fim da entrevista, Roberto mandou um recado especial para a companheira de vida. “Meu amor, foi por você, para você, como tudo daqui para a frente será sempre por você e para você”, afirmou.